seg. jun 17th, 2024

O termo asset management, que vem do inglês “gestão de ativos”, se trata da empresa ou responsável pela administração do patrimônio de determinada pessoa, ou empresa, se responsabilizando ainda, por realizar investimentos.

Está aí a explicação sobre o asset o que é. Porém, se você ainda tem dúvidas sobre esse tipo de gestão e deseja descobrir um pouco mais sobre como ela funciona, quais são as vantagens e as desvantagens em contratar uma empresa de asset management, além de conhecer as funções desempenhadas por esse tipo de empresa e gestão, saiba que no post de hoje, você ficará por dentro dessas e outras informações, para sair daqui sabendo de tudo sobre o asset management. Sendo assim, boa leitura para você!

O que é asset management?

Mas afinal, Asset o que é? Essa é a dúvida de muitas pessoas, principalmente para aquelas que buscam por um corretor de valores, e acabaram recebendo a dica de contratação desse outro tipo de gestão. O asset management, assim como já foi dito na introdução do conteúdo, vem do inglês e significa “gestão de ativos”. Esse tipo de gestão, responsabiliza-se por cuidar dos patrimônios e investimentos, seja de uma pessoa ou de uma empresa. Sendo assim, essa empresa é responsável por cuidar dos ativos financeiros de seu contratante, podendo ou não, gerar lucratividade.

Logo, o diferencial de uma empresa de Asset Management, está nas estratégias utilizadas. Com isso, o gestor tem a possibilidade de liberdade na hora de fazer movimentações dos ativos. Porém, a administração desses fundos podem estar dentro de duas modalidades, sendo elas a ativa e a passiva. Para você entender melhor, na modalidade ativa, o gestor consegue ter independência bem maior na hora da tomada de decisões. Já na modalidade passiva, esse processo passa a ser baseado nos índices. Sendo assim, o gestor será o responsável por manter a rentabilidade, tentando fazer com que a mesma seja a mais próxima possível, do apresentado nesses índices.

Quais são os tipos de investidor?

Como o asset management atuará de acordo com o perfil do investidor, é necessário conhecer, ainda, quais são esses tipos de perfis, para desenvolver as melhores estratégias e obter os melhores resultados de rentabilidade. A seguir, confira quais são os perfis de investidor:

  • Investidor conservador, que é aquele que possui baixa tolerância a risco. Ou seja, ele não se arrisca tanto, preferindo um retorno financeiro bem menor, mas de forma que seja possível garantir que seus bens sejam protegidos;
  • Investidor moderado, é aquele que tem um nível de tolerância mais elevado, ao ser comparado ao investidor conservador. Isso acaba o levando a se arriscar em busca de lucros melhores;
  • Investidor arrojado ou agressivo, diferentemente dos demais perfis, não fica tímido ao se deparar com riscos. Isso porque, ele foca em investir e obter uma lucratividade bem maior.

Ou seja, o profissional asset management taralhará utilizando as estratégias conforme o perfil do investidor para o qual ele trabalha. Isso porque, se você é asset management, e utiliza estratégias investindo um valor muito alto com alto risco para um investidor conservador, e acaba não obtendo lucratividade, com certeza ele não ficará feliz com isso, não é mesmo? E que tipo de profissional você estará sendo? Porém, já no caso de você investir um determinado valor, com alto risco, para um investidor arrojado, caso não obtenha lucratividade, você não terá problemas, pois trabalhou conforme o perfil de seu cliente.

Quais são as vantagens de contratar uma empresa Asset Management?

Realizar a contratação de uma empresa asset management, te dá uma série de possibilidades e oferece uma enorme variedade de vantagens. Se você deseja conhecer quais são essas vantagens, confira a seguir:

  • Poderá contar com um profissional da área financeira, que poderá ajudar você a encontrar as melhores opções de investimentos, que estejam dentro das suas estratégias de finanças;
  • Você não terá que se preocupar ou se ocupar para realizar aplicações financeiros, já que o gestor da área de asset management será responsável por essa atividade;
  • É possível contar com total segurança. Com isso, você realiza suas aplicações em investimentos sem ter medo do que há por vir;
  • Você terá grande diversificação de produtos de investimentos. Ou seja, você não terá que pegar determinada quantia e aplicar em um único lugar, podendo distribuir seu dinheiro entre diversos produtos de investimento e assim, ter mais chances de lucratividade.

Quais são as desvantagens de contratar uma empresa Asset Management?

Porém, vale ressaltar que o asset management não é totalmente perfeito. Ele também possui as suas desvantagens e a seguir, você poderá conhecê-las:

  • Não é sempre que você investirá e receberá retorno do dinheiro investido. Isso deve ser levado e consideração na maioria dos investimentos;
  • Além disso, o custo para contratação desse tipo de empresa ou profissional, acaba sendo elevado, podendo ter variação, conforme as condições presentes no contrato.

Qual a diferença entre asset management e corretora de valores?

Muitas pessoas acabam tendo bastante dúvidas quando se falam em corretor de valores e asset management. Algumas pessoas, ainda chegam a acreditar que os dois se tratam da mesma coisa. Mas, estão muito enganados. Isso porque, eles possuem funções distintas e agora, você poderá compreender qual é a diferença entre eles. O corretor de vendas é aquela que irá fazer com que o mercado e o investidor se conectem. Mas o investidor é quem se responsabiliza por suas decisões. Já no asset management, além dessa viabilização entre produto financeiro e investidor, o gestor ainda será responsáveis por realizar as aplicações.

Quais são as áreas profissionais que fazem parte empresa Asset Management?

Em uma empresa de asset management, é possível se deparar com diversas áreas, que atuam em conjunto, a fim de oferecer a melhor gestão de ativos para seus clientes. A seguir, veja quais são as áreas que fazem parte dessa empresa:

  • Análise econômica: análise do comportamento dos índices, pelos quais os gestores conseguem criar melhores estratégias de investimentos;
  • Área Comercial: responsável por localizar clientes dispostos a confiar seus investimentos à empresa de asset management;
  • Backoffice: Onde são feitas ações de operacionalização dos fundos de investimento;
  • Gestão de recursos: Área de criação de estratégias;
  • Gestão de riscos: acompanha a gestão de recursos, podendo-se antecipar a grandes riscos, mantendo-se a integridade da operação.

 

4.8/5 - (304 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

betpipo mariobet mariobet betkom betkom 1x casino mariobet betkom betkom betkom