dom. fev 25th, 2024

A conexão Grooved ou como também é chamada ranhurada, é caracterizada por ter ranhuras, responsáveis por permitir a ligação entre os tubos.

Nesse sentido, essa alternativa de ligação é muito moderna, inclusive é a mais moderna se comparada com as outras opções de tubos do mercado, inclusive, quanto o tubo de aço com costura e das alternativas, onde é feita a junção por meio de roscas.

Ademais, é uma alternativa mais em conta financeiramente, que fornece facilidade no momento de fazer a conexão entre os tubos.

O processo de produção dessas conexões é simplificado, ou seja, os tubos são acoplados de madeira mecânica, podendo ser flexíveis ou rígidas e depois é realizada a ranhura.

Desse modo, ela poderá ser realizada, por meio do corte, mas também, usando uma lâmina.

Além disso, ao compara um tubo ranhurado, será essencial estar atento ao comprimento e ao diâmetro, porque para cada necessidade, existirá um tubo disponível diferente.

A seguir, será possível conferir mais informações sobre esse tipo de conexão e como ela funciona.

Como funciona o sistema Grooved?

O sistema Grooved completo de acoplamento rápido, abarca integralmente o que a pessoa precisa, quando o assunto é projetar os sistemas mais econômicos do segmento.

Desse modo, é possível obter segurança de alto nível, confiabilidade máxima, resistência a meios agressivos e corrosão, excelentes custos de ciclo de vida e uma vida útil muito longa.

Nesse sentido, o sistema Grooved tem essas características principais, que podem ser elencados como suas principais vantagens.

Além disso, uma grande vantagem desses acoplamentos é a fácil instalação devido ao sistema de rápido engate.

Ou seja, sem a necessidade de ferramentas especiais, isenção de treinamento demorado, isenção de soldagem e integralmente sem trabalho a quente.

Vantagens da linha Grooved

  • São itens de peças para acoplamentos mecânicos em tubulações, ou seja, devido essas conexões terem como característica principal a disposição de extremidade ranhurada;
  • Contém diversas aplicações em indústrias, isso significa que podem ser usadas em tubulações com ar comprimido, abrasivos ou água;
  • Nesse sentido, também pode ser utilizado no segmento de metalúrgica, construção civil, mineração e outros;
  • Esse tipo de conexão pode ser dividido em duas categorias: por laminação – aplicação em tubos para abrasivos ou água, ou ranhura por corte – aplicação em tubos para água e ar comprimido;
  • Tanto a montagem, quanto os tubos ranhurados em si, contando com essa categoria de acoplamentos ranhurados, fornece uma economia de recursos financeiros muito grande, principalmente se comparado a outros tipos de tubo;
  • Essa linha de tubos Grooved, permite uma economia de tempo, se comparada aos métodos convencionais, visto que em uma instalação não é usado flangeamento ou soldagem;
  • A manutenção e o serviço da tubulação são realizados de maneira mais simples, visto que as conexões poderão ser removidas ou reutilizadas, sem afetar as conexões ou os tubos;
  • Praticidade e segurança, é uma das grandes vantagens dessas conexões;
  •  Esse item é pensado de maneira sustentável, isso significa, que devido não ser preciso dispor de uma energia elétrica para executar a instalação, auxilia no controle e não produz mais poluentes.

Onde as conexões Grooved poderão ser utilizadas?

As conexões Grooved são muito convencionais no ambiente industrial, no qual são muito requisitadas, principalmente em âmbitos externos.

Desse modo, é possível encontrá-las, de forma facilitada, no setor de metalúrgica, construção civil, mineração e outros.

Além disso, essas conexões podem ser encontradas facilmente em âmbitos externos, e um ótimo exemplo dessa aplicação é em irrigações, que necessitam de tubos firmes, que não contenham vazamentos e que tenham resistência e durabilidade para suportar o tempo.

Ademais, é importante conhecer cada detalhe dos tubos de conexão Grooved, para conseguir alcançar os melhores resultados possíveis e no fim fazer um bom negócio.

Quais as características principais das conexões Grooved?

A característica principal das conexões Grooved é que os mesmos têm ranhuras, ou seja, seu próprio nome sugere sua característica principal – ranhurado.

Nesse sentido, as ranhuras são as responsáveis principais por efetuar um acoplamento dos tubos, mas também, uma forma facilitada de reconhecer as conexões Grooved.

No entanto, para além dessas características mais óbvias, conseguimos outras que poderão ser muito úteis.

Desse modo, a título de exemplo, a conexão Grooved é caracterizada por fornecer um procedimento seguro, rápido e higienização facilitada, visando evitar bagunças grandes no momento da instalação.

Ademais, fornece uma agilidade grande na hora da instalação, podendo ter uma considerável diferença, principalmente se for comparada com outras alternativas do segmento de tubos.

Além disso, suas ranhuras são realizadas para assegurar uma vedação ótima, isso significa, que não existe a necessidade de comprar os demais produtos para assegurar que os tubos estejam integralmente vedados.

E por último, esse produto é pensado de forma sustentável. E como não é preciso dispor de uma energia elétrica para fazer a instalação, auxilia no controle e não produz mais poluentes.

Conclusão

As conexões Grooved é caracterizada principalmente por conter ranhuras, que serão responsáveis por possibilitar a ligação entre os tubos.

Desse modo, essas conexões podem ser utilizadas em diferentes setores – industrial, metalúrgico, construção civil, mineração e outros.

Além disso, conta com diversas vantagens, a começar pelo procedimento de produção das conexões ser simples, isso significa que os tubos são acoplados de madeira mecânica, podendo ser rígidas ou flexíveis.

Ademais, essa linha de conexões com tubos Grooved, possibilita economizar tempo, principalmente quando comparada com outros métodos tradicionais, uma vez que a instalação não utiliza soldagem e nem flangeamento.

 

4.8/5 - (281 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *