seg. jun 17th, 2024

  remédios caseiros para candidíase

 

Uma infecção vaginal por levedura (candidíase vaginal) é causada por um crescimento excessivo de um fungo que vive naturalmente na vagina, chamado Candida albicans.

 

Este crescimento desencadeia irritação, inflamação, coceira no penis ou na vagina, e corrimento doloroso. A maioria das pessoas com vulva e vagina experimenta uma infecção por levedura em algum momento durante a sua vida.

 

Se esta é a primeira vez que experimenta os sintomas de uma infecção por levedura, visite um ginecologista para verificar se realmente tem uma infecção por levedura e não outra coisa qualquer.

 

Mas se tiver a certeza de que tem uma infecção por levedura, há vários remédios caseiros que podem proporcionar alívio. Alguns destes remédios usam ingredientes que já pode ter em sua casa. 

O que causa uma infecção vaginal por leveduras?

A principal causa de uma infecção por levedura é o crescimento excessivo de levedura numa área do corpo. Há muitas razões que podem levar a uma infecção por levedura, incluindo:

 

  • hormônios: Alterações durante a gravidez, amamentação ou menopausa podem alterar o equilíbrio da sua vagina.
  • Sexo: A levedura pode ser passada de pessoa para pessoa através do contato sexual. Além disso, as relações sexuais podem alterar o equilíbrio bacteriano da sua vagina.
  • Diabetes: Aumento de açúcar nas membranas mucosas da vagina pode criar um lugar para o crescimento de levedura.
  • Antibióticos: Estes medicamentos podem matar muitas das bactérias boas que vivem na sua vagina.

 

1. Iogurte grego

O iogurte pode ser considerado probiótico porque contém bactérias vivas, tais como Lactobacillus acidophilus. Estas bactérias são essenciais para a criação de um ambiente saudável na sua vagina. Elas podem ajudar a tratar um crescimento excessivo causado por um desequilíbrio.

 

Um estudo de 2017 sugere que comer iogurte ajuda a expandir o microbioma intestinal, o que pode ajudar a reduzir a levedura no corpo. Se não gostar de iogurte, pode tomar um suplemento probiótico ou experimentar outros alimentos probióticos.

 

Quando se trata de usar iogurte para uma infecção por levedura, opte pelo iogurte grego simples. Certifique-se de que o iogurte não contém qualquer adição de açúcar, aromatizantes, ou fruta. O açúcar adicionado pode alimentar o crescimento do fungo Candida.

2. Ácido bórico

O ácido bórico é um poderoso antisséptico que alguns afirmam ser útil para tratar infecções por leveduras resistentes a outros remédios.

 

Os supositórios vaginais com ácido bórico podem ser usados com medicamentos para tratar infecções vaginais.

 

O ácido bórico é tóxico em grandes quantidades. Pode levar a danos renais, falha aguda do sistema circulatório, ou morte se se absorver em grande quantidade. Não tome por via oral.

 

Se estiver grávida, não use ácido bórico de qualquer forma.Se tiver pele sensível, esta pode não ser uma boa opção. Interromper a utilização se começar a sentir algum desconforto.

 

3. Óleo essencial de orégano

 

O óleo essencial de orégano  pode ser um remédio para candidíase eficaz.

 

O orégano comum, ou manjerona, é o que normalmente se encontra na seção de especiarias da sua mercearia. Contudo, o óleo de orégano utilizado para tratar infecções por leveduras não é do mesmo tipo.

 

Procure óleo de orégano feito de orégano selvagem, ou Origanum vulgare. Um estudo de 2017 descobriu que o óleo essencial de orégano é eficaz para alterar o crescimento de C. Albicans.

 

Nunca ingira óleos essenciais. Os óleos essenciais destinam-se a ser inalados como parte da aromaterapia. Enquanto alguns estudos estão examinando outras formas de utilizar o óleo essencial de orégano, os peritos recomendam diluí-lo num óleo veicular, tal como azeite ou óleo de amêndoas doces, neste momento.

 

Para utilizar, misturar 3 a 5 gotas de óleo essencial por onça de óleo veicular. Em seguida, aplicá-lo na pele em massagem. Também pode ser inalado utilizando um difusor. Não aplicar este óleo essencial perto da vagina.

4. Supositórios e suplementos probióticos

Os probióticos ajudam a restaurar o equilíbrio entre as bactérias e os animais em todo o seu corpo.

 

Se iniciar um regime de probióticos orais que contenham estirpes da bactéria Lactobacillus acidophilus, pode voltar a alinhar o seu trato digestivo e a flora vaginal. Comer iogurte é uma forma de aumentar os probióticos.

 

Os suplementos orais demoram cerca de 10 dias a atingir o efeito total, pelo que algumas pessoas usam probióticos como supositórios vaginais para ver os resultados mais rapidamente. Os supositórios probióticos também têm demonstrado ser eficazes no tratamento da vaginose.

 

5. Óleo de coco

O óleo de coco é um óleo graxo derivado da carne do coco. O óleo tem muitos benefícios para a saúde, incluindo propriedades antifúngicas. Estudos sugerem que o óleo de coco é eficaz contra os C. Albicans, tornando este remédio caseiro um dos poucos com fortes indícios de que realmente funciona. Para tratar uma infecção vaginal por levedura utilizando óleo de coco, não deixe de comprar óleo de coco puro e orgânico. Pode aplicar o óleo diretamente na área afectada.

 

4.8/5 - (278 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

betpipo mariobet mariobet betkom betkom 1x casino mariobet betkom betkom betkom